Um Ouriense Perdido nas Terras Altas

Histórias, Pensamentos e Devaneios

segunda-feira, maio 15, 2006

Aquelas Senhoras e Senhores de Colete!



Ao longo deste ultimo dia 13 de Maio reflecti muito sobre certos acontecimentos, devido a minha proximidade de Fátima, o meu estudo foi muito mais aprofundado sobre um tema que rói a minha massa “cinza”. Como normalmente acontece em todos os dias 12 e 13 de Maio, milhares de peregrinos rumam a Fátima a pé, com aquele equipamento muito característico, falo claro do colete reflector e do cajado (agora com a tecnologia já existem uns de metal que esticam e têm cores garridas), ao ver estes grupos a pé o meu cérebro finalmente deu uma razão para as ruas das nossas cidades serem invadidas todos os dias por senhoras(es) de fato de treino e colete reflector depois do jantar a passearem-se de um lado para o outro ate ficarem cansados. Para mim estes passeios não passam de treinos para a grande maratona que é Fátima.
Isto para as pessoas já deixou de ser apenas um voto de fé para ser divertimento, os peregrinos já não vão pelas promessas, vão para beber uns quantos garrafões de vinho, fazer exercício, confraternizar com outros peregrinos e chegam a Fátima passam um dia a queimar velas e a comprar agua santa por 1€ e a pagar 20 cêntimos por um copo de agua e depois voltam para casa de carro, e onde só contam histórias da viagem…

6 Comments:

  • At 10:55 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Eu compreendo essa dúvida existencial... Afinal deixaste os escuteiros antes de conheceres os prazeres de uma bela caminhada!!! E de quem foi a culpa,hein?!
    Graças a Ele (seja Ele quem for!),Portugal vive sob a égide da democracia. se os peregrinos se querem amassar todos, estão no seu direito, mas a Igreja deveria lançar um manual de boas práticas do peregrino, eu dou já umas ideias:
    1º - É proibido levar crianças, principalmente se as mesmas forem de colo! Quando Jesus disse, deixem vir a mim as crianças, não queria dizer, deixem vir a mim crianças estafadas das viagens ao calor, ao frio,`com pés arruinados do caminho;
    2º - Peregrinos do meu país, deixem de utilizar as vias rápidas e estradas movimentadas, no vosso percurso de fé!!! Ninguém quer que cheguem ao Céu tão rápido!
    3º - O peregrino deve ser humilde, gentil, bom cidadão, ou seja, não cospe e não deita papel, lata, saco e afins para o chão.
    E podia continuar... Mas deixo o resto para os que ainda vêm.
    Beijinhos e abraços****

     
  • At 11:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    é giro ver o pessoal a redimir.se numa viagem a pé, de um ano inteiro cheio de pecados e devaneios imorais! arre! meus ricos pés! :p
    o pessoal de joelhos então é que é o mais engraçado, deve ser para sentirem a brita que se encotra debaixo do asfalto, para que o perdão seja total!!

     
  • At 7:42 da tarde, Blogger Ashikodi said…

    Eu respeito muito a fé das pessoas... se as velhinhas querem chantagear a Nossa Senhora com visitas ao Santuário tudo bem, AGORA O QUE ME IRRITA É QUE NÃO USEM A PORCARIA DAS BERMAS!!!

    No dia em que eu tiver um acidente na estrada de Alvega por ter de me desviar dum peregrino a andar no meio da estrada, eu pego numa carrinha e vou jogar Carmagedon pa Fátima!

     
  • At 3:22 da tarde, Blogger s3c0 said…

    amigos.... os peregrinos é das melhores invenções da igreja...

    que coisa mais bela e singela, do que vir de fatima a brincar ao "Aponta ao Peregrino"...

    viras o carro contra ele, e depois é como nos filmes, e ver quem se desvia primeiro... normalmente os peregrinos são uns cagunfas, e vão logo para a berma...

    mas por vezes ha uns com mais tomates, ou simplesmente mais distraidos, e que só se atiram mm no limite... normalmente esse atirar é uma especie de mergulho em voo picado para a berma, digno de ser filmado e enviado para os Jogos Olimpicos...

    Bem Haja [[ ]]

     
  • At 8:38 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    ...TEM MAS É RESPEITO PELA FE DAS PESSOAS!

     
  • At 4:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Here are some links that I believe will be interested

     

Enviar um comentário

<< Home